Tuesday, 3 December 2013

O novo novo Marketing


"Tira fotografia ao concerto. Envia ao amigo que está ao lado" 











Os marketeers estão a chegar ao novo novo marketing. "Ele" já está aí, à mão de semear para quem o quiser utilizar.

Estar sempre online, com o telemóvel ligado, a partilhar experiências, fotografias, sentimentos a toda a hora é uma constante dos jovens que está a alcançar também outras gerações.

A privacidade muda de conceito e de fronteiras e a publicação "para o mundo ver" faz parte de uma afirmação da pessoa sobre quem é, o que gosta e o que experiencia e consiste também numa nova forma de criar laços com quem lê e interage.

Para comunicar uma marca neste novo novo mundo há que se adaptar e comunicar com emoção, com espírito positivo, aproveitando esta realidade de partilhas e conversas online, sempre acrescentando valor a quem ouve e está presente.

Vamos fugir da combinação anúncio de televisão seguido de uns pre-rolls no youtube.  Quem não faz skip, zap, procura o botão para fechar aquele anúncio que saltou para a frente dos olhos e que não interessa (aproveitando a época natalícia) nem ao menino Jesus? ;) 

É quase uma intrusão um anúncio imposto antes de um conteúdo que queremos ver.  A maior parte das vezes o anúncio não acrescenta valor, pois está descontextualizado do comportamento de quem o visualiza.

Saber comunicar passa por utilizar todos os meios da melhor forma, com mensagens diferentes mas coerentes, que se complementam também com a interatividade do digital, que pode e deve conquistar e fidelizar uma pessoa, que com o contexto e motivação correta, passa também ela a ser um veículo de comunicação para chegar a mais pessoas.

Todas as marcas falam do digital, do ecommerce, das redes sociais mas ainda há um desconforto enorme e uma insegurança sobre o caminho a percorrer. Fazer da mesma forma num mundo que mudou é errado, ir testando novas formas de interagir e relacionar-se com os consumidores é o correto, sempre com a preocupação de acrescentar valor, mostrando algo contextualizado com os interesses e acima de tudo com o comportamento do consumidor. Quem o faz assim já está um passo à frente no novo novo marketing.

No comments:

Post a Comment