![]() |
"Tira fotografia ao concerto. Envia ao
amigo que está ao lado"
|
Os
marketeers estão a chegar ao novo novo marketing. "Ele" já está aí, à
mão de semear para quem o quiser utilizar.
Estar sempre online, com o telemóvel ligado, a partilhar experiências,
fotografias, sentimentos a toda a hora é uma constante dos jovens que está a
alcançar também outras gerações.
A
privacidade muda de conceito e de fronteiras e a publicação "para o mundo
ver" faz parte de uma afirmação da pessoa sobre quem é, o que gosta e o
que experiencia e consiste também numa nova forma de criar laços com quem lê e
interage.
Para
comunicar uma marca neste novo novo mundo há que se adaptar e comunicar com
emoção, com espírito positivo, aproveitando esta realidade de partilhas e
conversas online, sempre acrescentando valor a quem ouve e está presente.
Vamos
fugir da combinação anúncio de televisão seguido de uns pre-rolls no youtube.
Quem não faz skip, zap, procura o botão para fechar aquele anúncio que
saltou para a frente dos olhos e que não interessa (aproveitando a época
natalícia) nem ao menino Jesus? ;)
É quase uma intrusão um anúncio imposto antes de um conteúdo que queremos ver. A maior parte das vezes o anúncio não acrescenta valor, pois está descontextualizado do comportamento de quem o visualiza.
Saber
comunicar passa por utilizar todos os meios da melhor forma, com mensagens
diferentes mas coerentes, que se complementam também com a interatividade do digital,
que pode e deve conquistar e fidelizar uma pessoa, que com o contexto e
motivação correta, passa também ela a ser um veículo de comunicação para chegar
a mais pessoas.
Todas
as marcas falam do digital, do ecommerce, das redes sociais mas ainda há um
desconforto enorme e uma insegurança sobre o caminho a percorrer. Fazer da
mesma forma num mundo que mudou é errado, ir testando novas formas de interagir
e relacionar-se com os consumidores é o correto, sempre com a preocupação de
acrescentar valor, mostrando algo contextualizado com os interesses e acima de
tudo com o comportamento do consumidor. Quem o faz assim já está um passo à
frente no novo novo marketing.
No comments:
Post a Comment